O conceito por trás

A faísca

Sempre gostei de empreender, de games, design e gestão de projetos com foco em execução. Eu trabalho a anos com investimentos em empresas e a muito tempo ajudo empreendedores e empreendedoras na construção de suas empresas. Nos últimos anos “estou sentado do outro lado da mesa”, construindo empresas e equipes nas mais diversas áreas e uma dificuldade que sempre tive foi de como navegar do estratégico para o operacional de uma maneira fluida e efetiva nas minhas reuniões.

Foram anos participando de reuniões sem estrutura que não levavam a lugar nenhum e sempre pensei no custo que isso gerava para a empresa, tendo que parar muitas pessoas (e algumas com salário bem alto) para resolver… nada. A parte do brainstorming é uma das mais legais que têm em uma reunião e muitas vezes nos vemos presos nesse momento, com a hora passando, sem resolver nada. Uma vez terminada a reunião, também temos que partir pra execução, e para isso precisamos de um ponto de partida e um ou uma responsável pela atividade.

A faísca para que eu colocasse em prática o Playbook Deck começou quando estava com um grupo de 10 empreendedores que estava mentorando no programa de empreendedorismo da Shell - o Shell Iniciativa Jovem. Lá tinhamos duas horas de mentoria a cada 15 dias e 10 projetos para discussão, cada um em um estágio diferente de desenvolvimento. Com isso em mente, resolvi experimentar um alinhamento usando cartas para melhorar a organização das discussões em temas específicos e os empreendedores escolhiam a área que gostariam de discutir (Vendas, Marketing, Jurídico…). A primeira vez que usamos foi um sucesso!

Shell IJ


Na sequência, usei a primeira versão do Playbook Deck para ajudar um amigo a organizar as tarefas e as entregas da empresa que estava construindo. Outro sucesso!

Startup


Hoje em dia eu uso o Playbook Deck em todos os projetos que estou participando, seja ele montando uma empresa (O próprio Playbook Deck!), ajudando empreendedores em programas de mentoria ou participando eventos como Startup Weekend e Hackathon.

Startup Weekend

A metodologia do Playbook Deck se baseia em conceitos de Design Thinking, Gestão de Projetos, Jogos, Educação e Empreendedorismo, todos temas que sou intimamente apaixonado.


De empreendedores para empreendedores

O Playbook Deck foi criado por empreendedores para empreendedores com muito cuidado e atenção para ajudá-los a terem conhecimento na prática sobre as áreas de uma empresa e como elas se relacionam como um todo.

As cartas vêm facilitar esse conhecimento prático, com a visualização rápida do que é mais relevante, e melhorar a comunicação entre as pessoas, podendo suprir uma necessidade atual do empreendedorismo, onde temos que ter um conhecimento completo, mesmo que seja dividindo as tarefas com sócios, colaboradores ou fornecedores.

Muitas vezes, o começo de uma empresa e nos primeiros passos para sua implementação os desafios são inúmeros.

Ficamos responsáveis por diversas atividades e que nunca são priorizadas, ou por falta de conhecimento, ou por falta de interesse, o que muitas vezes está ligado a não sabermos como fazer ou como orientar outras pessoas nessa execução.

Não estamos inventando a roda, nem temos uma fórmula mágica! O Playbook Deck foi pensado, para utilizar um conhecimento já disponível e validado no mercado, com a ideia de mais “mão na massa” possível.

Sendo assim, não temos um segredo para compartilhar com vocês. Nas cartas, você não verá nada diferente do conhecimento comum, que apenas foi organizado de maneira a ser usado de forma divertida por você e sua equipe, onde todos possam visualizar as atividades principais que um empreendedor precisa realizar para constituição e andamento da sua empresa. Nós da Playbook Deck acreditamos que o sucesso vem com trabalho duro e disciplina, sem perder o foco das atividades do dia a dia.