Decks

Índice

Regras
Deck - Reunião Efetiva
Decks - Áreas Chave
Deck - Personas


Regras

Como o Playbook Deck é uma ferramenta analógica para planejamento empresarial, reuniões, workshops ou salas de aula, você tem diversas maneiras para usá-lo. Alguns exemplos podem ser: fazer brainstorming, priorizar, ver o que está faltando, ensinar usando as cartas em sala de aula, definir tarefas, estabelecer metas, dentre muitas outras.

Mas e quantas pessoas podem participar?

Também não existe uma regra definida para o número de pessoas que podem usar os decks. A organização das cartas, assim como seu uso, fica a critério de cada pessoa, podendo explorar todo seu potencial criativo nesses quesitos. O princípio básico é o de prover conhecimento horizontal mais aprofundado de cada área que move uma empresa e estruturar seus pensamentos e ações em torno dele.

O Playbook deck usado em todo seu potencial, cria um mapa visual de todo seu projeto e negócio, para melhor desenvolvimento da sua empresa, sessões de coaching, reuniões com clientes ou fornecedores e para facilitar workshops.


Deck - Reunião Efetiva

Este deck foi desenvolvido para ajudar no planejamento de reuniões produtivas e eficazes, tanto na sua preparação, quanto no desenvolvimento e no pós-reunião. Aqui temos cartas com funções essenciais para as pessoas executarem em uma reunião, e cartas para auxiliar um planejamento melhor.

Antes de uma reunião, utilize este deck para algumas definições:

Propósito Pessoas Processo Resultado Preparação Logística Problemas

Reuniao Efetiva

Assim como definir os papeis das pessoas (as funções podem acumular, fazendo com que a pessoa tenha mais do que uma responsabilidade):

Quadro Branco Preparadora Controle do tempo Secretariado

Reuniao Efetiva


Toda reunião tende a ter um dos três objetivos:

Anúncios

Reuniões para anunciar alguma meta alcançada, contratação ou qualquer outro assunto relevante para que todos da empresa fiquem na mesma página.

Tomadas de Decisão

Aquelas reuniões onde você precisa saber quem será o responsável pela entrega de cada atividade.

Brainstorming

Reuniões para se ter diversas ideias com diferentes pontos de vista para um melhor alinhamento entre a equipe. Nessa reunião, o importante é dar o máximo de ideias sem receio de críticas.

Uma vez definido qual o objetivo principal da reunião, podemos alinhar as cartas na metodologia que acharmos melhor.


Decks - Áreas chave Empresa

Os decks das áreas chave da empresa estão separados por áreas como:

  • Marketing
  • Vendas
  • Tecnologia
  • Recursos Humanos
  • Operações
  • Jurídico
  • Financeiro
  • Contábil

Cada carta tem informações sobre uma atividade-chave e uma linha para se definir o responsável por ela. As cartas podem ser usadas separadamente ou em conjuntos para ajudá-los a definir e desenvolver diferentes tipos de projetos, assim como atribuir responsabilidades para cada atividade ou grupo de atividades.

Todos os decks possuem cartas em comum, como:

  • Fornecedores
  • Ferramentas
  • Indicadores de Performance
  • Orçamento
  • Análise de Riscos e Compliance
  • Time

Essas cartas foram feitas para se ter uma customização maior destas atividades por área, sendo um tema comum em todas elas.


Deck - Personas

Este deck foi desenvolvido para ajudar na definição mais clara do público que pode vir a interagir com a sua empresa, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Serve para definir e identificar seus usuários, clientes, fornecedores, colaboradores, órgãos governamentais, outras empresas e tantos outros personagens quanto a sua empresa influencia e causa impacto mútuo. Com as descrições estabelecidas, facilita-se o desenho de um ou mais personagens, para materializar o conjunto de características de cada um.